CF 2013: Jovens seguidores de Cristo

28-02-2013 10:58

 

Durante estes dias da Quaresma estamos conversando sobre o conteúdo do texto-base da CF deste ano. Estamos na segunda parte do texto: já tratamos sobre os “jovens nas Sagradas Escrituras”, os “jovens na história da Igreja” e hoje vamos falar sobre os “jovens seguidores de Cristo” (p.61).

Para construir sua identidade, o jovem necessita de “referências relevantes”, de exemplos em que ele possa olhar, se espelhar e assumir posturas que o ajudem a ser mais humanizado . Nos Evangelhos também encontramos jovens que estão em busca dessas referências que empolgam, que motivam a construção da pessoa. No processo de evangelização, o desafio é ajudar os jovens a verem em Jesus esse modelo completo que constrói a pessoa feliz e realizada. Mas isso só será possível se houver a atitude de escuta, o desafio maior é “escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes”. E não se ouve a voz de Cristo sem que aconteça um “encontro real com Ele”, encontro fecundo que ajude a encontrar respostas “às buscas existenciais”, encontro que provoque entusiasmo, que desperte aspirações profundas, atraia, fascine o coração. “O discípulo é alguém apaixonado por Cristo”; o discípulo reconhece Jesus “como mestre que o conduz e acompanha”. Nesse processo de seguimento de Jesus, para compreender o sentido da vida na dimensão pessoal e coletiva, é necessário viver em comunidade e, nela, partilhar a vida, “ouvindo a palavra de Deus”, “testemunhando Jesus Cristo como aquele que partilha a vida, as angústias e esperanças de seu povo”.

Quando fazemos essa experiência de encontro fecundo com Jesus, tornamo-nos discípulos dele, quer dizer, “assumimos o projeto de Jesus Cristo como sendo também nosso modelo de projeto de vida”. E aí, fazemos uma grande e feliz descoberta: Jesus “viveu para amar”, “valorizou a vida, perdoo, acolheu, testemunhou, anunciou o amor do Pai e denunciou tudo aquilo que dizimava a vida.” Assim, entendemos claramente que Jesus nos ensina “uma nova maneira de ser e de estar no mundo”.

Então, meu amigo, se você vive no mundo como um jovem seguidor de Cristo, como jovem cristificado (que assume o jeito de viver de Jesus) quem vê você, enxerga em suas atitudes Jesus como caminho, como verdade e vida.

- Caminho de “felicidade plena”, que dá “rumo ao sentido de nossa existência”;

- Verdade, como Palavra verdadeira do Pai, que se encarnou; revelação de Deus; Verdade que ilumina,  verdade essa que nos ensina “a viver, a amar e a valorizar o que Deus ama e valoriza”;

- se você é seguidor de Jesus, as pessoas vêm em você a Vida de Jesus, vida que vence a morte e quer ofertar sua vida aos jovens para que vivam em plenitude, vida bem vivida.

O jovem só se torna discípulo quando se aproxima do Mestre, se apaixona pelo seu jeito de ser e viver e assume o seu projeto de vida, a sua missão. A Igreja necessita de “novas gerações de autênticos discípulos-missionários” que, “inspirados pelo Espírito, sejam capazes de assumir com alegria a missão de Jesus, irradiando sua mensagem e anunciando “aos outros a experiência que teve com Cristo”. O Papa Bento XVI diz que a missão dos jovens é “ser as sentinelas do amanhã que anunciam a chegada do sol, que é Cristo Ressuscitado”. O sentinela é aquele que não deixa o mal adentrar, que dá segurança a quem está do lado de dentro, que guarda a vida, que vigia. Ser “sentinela do amanhã” é estar sempre alerta, motivado, animado, esperançoso na espera da grande luz que traz um lindo amanhecer. E, quando o sentinela experimenta o calor do sol nascente que nos veio visitar, ele o anuncia a todos.

Pois bem amigos(as): “jovens seguidores de Cristo” foi o tema de hoje. Amanhã, vamos conversar sobre os “jovens no coração da Igreja”. Tenha um dia agradável na companhia de Nossa Senhora. Até amanhã!

 

Ir. José Torres, CSsR.

 

(CF 2013 - Fraternidade e Juventude: Segunda Parte, “Jovens seguidores de Cristo”, p. 61 - 65).

Voltar

Contacto

Jose Torres, CSsR
Aparecida - SP

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátis Webnode