CF 2013: Juventude no Brasil: horizonte do Reino

05-03-2013 10:52

 

No nosso último texto, começamos a conversar sobre o tema “O jovem no coração da Igreja”. Conversamos sobre alguns elementos importantes para que o jovem possa exercitar o seu protagonismo. Hoje vamos continuar entendendo como o coração da Igreja recebe a juventude.

Em primeiro lugar é importante considerar que, para evangelizar, a Igreja “é chamada a manter acesa a chama do amor do jovem pelo projeto de Deus”, pelo seu “Reino”. No horizonte, está o Reino, quer dizer, a meta, o objetivo, os desejos se voltam para o Reino. Esse Reino, o “reinado de Jesus”, vai além de “tudo aquilo que o mundo oferece como solução imediata”. O jovem que “já se apaixonou pelo reino”, torna-se um semeador, “transmite aos outros a própria experiência de Jesus”; é como o fermento na massa que ”enche a vida de esperança, de ânimo e de força diante das dificuldades e do mal”. Esse é um compromisso que todo batizado deve assumir. E a catequese é o espaço aonde o jovem vai conhecer, experimentar e se apaixonar pelo Cristo. Somente uma “catequese atraente e o acompanhamento sistemático” da juventude, “garantem o encontro qualificado e constante dos jovens com a proposta do Reino”.

A Igreja no Brasil, intensificou sua ação para despertar no jovem esse compromisso de assumir o reino como horizonte da evangelização. Nos anos 50 e 60 ela procurou “responder às necessidades da época” e desenvolveu uma série de movimentos direcionados aos jovens, influenciados pela Ação Católica (“conjunto de movimentos criados pela Igreja Católica no século XX, visando ampliar sua influência na sociedade, através da inclusão de setores específicos do laicado e do fortalecimento da fé religiosa, com base na Doutrina Social da Igreja” - Wikipédia). No final dos anos 70, surgem os “movimentos de Encontros”; no início dos anos 80, “surge o Setor Juventude da CNBB e a Pastoral Orgânica (como a Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil e a Pastoral da Juventude Rural). Em 1992, a Campanha da Fraternidade do Brasil se volta para a juventude. Em 1996 e 1998, foram publicados dois importantes Estudos da CNBB; Pastoral da Juventude no Brasil e Marco Referencial da Pastoral da Juventude do Brasil”. Ao mesmo tempo, surgiram trabalhos de evangelização nas escolas, universidades e projetos de iniciativa de várias congregações religiosas. Em 2011, a CNBB criou a “Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude” com o objetivo de acompanhar as pastorais da juventude em todas as paróquias e dioceses. E neste ano, “a Igreja do Brasil se beneficia” com a JMJ e a CF e reforça ainda mais o compromisso da “opção afetiva e efetiva pelos jovens”. Tudo isso significa que a Igreja do Brasil, “renova sua opção pelos jovens”.

Outra realidade que nos faz enxergar o jovem no coração da Igreja é o conteúdo do lema da CF deste ano. O lema “eis-me aqui, envia-me”, supõe “confiança no chamado de Deus”, como fez Isaías, como fez Jesus Cristo, fazendo a vontade do Pai, “esvaziando-se por inteiro para cumprir sua missão”. A Igreja do Brasil confia que o jovem é capaz de ser como Isaías que, quando foi “escutado e acolhido”, deixou “sua voz se expandir, testemunhando convicção, tomada de posição, disponibilidade, autoestima, resposta de qualidade ao chamado maior da alteridade e do serviço”. A Igreja aposta no jovem e conta com a sua resposta para ajudar a compreender “como se manipulam as redes sociais” e as realidades que se “processam na organização dos pensamentos, dos sentimentos e das ações” nos dias de hoje.

Continuaremos na próxima oportunidade falando sobre o tema do “jovem no coração da igreja” e vamos retomar o tema do protagonismo juvenil, que está no centro das nossas reflexões. Que hoje, a chama do amor de Deus continue renovando o seu coração!

 

Ir. José Torres, CSsR.

 

(CF 2013 - Fraternidade e Juventude: Segunda Parte, “Jovem no coração da Igreja”, p. 72 - 76).

Voltar

Contacto

Jose Torres, CSsR
Aparecida - SP

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode