Fraternidade e Juventude: entendendo o Texto-base
17-02-2013 17:58
A partir de hoje, estarei escrevendo sobre o Tema da Campanha da Fraternidade 2013, “Fraternidade e Juventude: Eis-me aqui, envia-me”. A tentativa é utilizar o conteúdo do texto-base oferecido pela CNBB, resumindo os seus tópicos e oferecer uma visão geral do texto.Os textos são frutos das reflexões feitas no programa "Caminhos da Fé" da Rádio Aparecida, especialmente para este tempo da Quaresma.
Já estamos começando o tempo da Quaresma, que vai da quarta-feira de cinzas até o domingo de Ramos. São 40 dias de preparação para a celebração da Páscoa e durante este tempo todo cristão católico é chamado a fazer um processo de CONVERSÃO. Para isso, a Palavra de Deus deve ser ouvida, meditada e vivida com profundidade, assumindo com firmeza as práticas quaresmais (a oração, o jejum e a esmola). E para nos ajudar, a cada ano, a CNBB oferece subsídios para a nossa reflexão e ação.
Neste ano a CF retoma o tema “Fraternidade e Juventude”, com o lema “Eis-me aqui, envia-me”. Com isso, a Igreja se “propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com as riquezas de suas diversidades, propostas e potencialidades; entendê-los e auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas; fazer-se solidária em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios desta mudança de época e com a exclusão social; reavivar o potencial de participação e transformação” (Texto-base CF p. 10).
Você sabe que vivemos hoje em tempos difíceis, de mudança de época. A tecnologia avançou, os valores mudaram, as expressões de afetividade se transformaram, tanta novidade apareceu e as primeiras e potenciais vitimas dessas mudanças são os jovens. E, olhando a situação atual, nos perguntamos: Quais as atitudes que deveremos ter diante dessas mudanças? Como compreender os novos tempos? Será que a juventude está perdida? É possível ser jovem protagonista no seguimento de Jesus neste mundo cheio de mudanças que mexem com as nossas crenças e valores?.
Para nos ajudar a responder essas questões, o Texto-base da CF nos apresenta reflexões valiosíssimas e podemos utilizá-las nos grupos de oração, nas celebrações dominicais, nos encontros de jovens e também para nossa leitura e enriquecimento cultural e teológico. O texto-base está dividido em 4 partes:
A primeira, fala sobre os impactos que a mudança de época promove nas pessoas e na sociedade: trata dos novos meios de comunicação, da internet, das relações humanas através das novas tecnologias, da relação entre a Igreja e as novas gerações, das desigualdades e das políticas públicas voltadas para os jovens.
A segunda parte reflete o lema ”eis-me aqui, envia-me”, apresentando a juventude “à luz das Sagradas Escrituras, da Tradição e do Magistério da Igreja”: desde o Antigo testamento, passando pelo Novo Testamento, chegando aos tempos modernos, veremos alguns exemplos de jovens protagonistas, comprometidos com o reino de Deus.
A terceira parte do texto-base oferece 3 indicações para as ações transformadoras para os dias de hoje: conversão, atitude de abertura para o novo e a busca pelo protagonismo dos jovens para o bem comum.
A quarta e última parte trata de um dos gestos concretos de “fraternidade, partilha e solidariedade” que é a doação para a “coleta da solidariedade” que acontece anualmente no Domingo de Ramos, “em favor das comunidades cristãs, paróquias e dioceses” mais carentes.
Este é um pequeno resumo do texto-base da CF 2013 que traz de volta o tema “Juventude e Fraternidade”. E esta é a nossa reflexão de hoje. Convido você para estar conosco diariamente nesta Quaresma, acessando este site, para aprofundarmos nossa reflexão sobre o tema da CF. Amanhã, vamos conversar sobre os impactos da mudança de época na vida e na sociedade.
Deus abençoe o seu dia de hoje. Até amanhã!