Papa Francisco escreve ao jornal "La Repubblica"
11-09-2013 10:13
Eugenio Scalfari vai completar 90 anos de idade no começo de abril do ano que vem e tem feito história no jornalismo europeu. É co-fundador de um dos mais influentes jornais da Itália, o "La Repubblica" que circula desde 14 de janeiro de 1972. Considerado por muitos, o maior jornalista do século passado e um dos mais influentes do pós-guerra. Ele já definiu o Papa Francisco: "É tão bom quanto o Papa João XXIII, fascina as pessoas como Wojtyła, cresceu entre os jesuítas, optou por chamar Francisco porque ele quer a Igreja de São Francisco de Assis. Finalmente: é cândido como uma pomba, mas esperto como uma raposa". Logo depois do lançamento da Encíclica "Lumen Fidei", ele escreveu colocando algumas questões. Papa Francisco respondeu. Confira:
Caro Dr. Scalfari.
É com sincero apreço que, mesmo que apenas em linhas gerais, gostaria de tentar responder à sua carta a mim endereçada no dia 7 de julho e publicada nas páginas do "La Repúbblica", com uma série de reflexões pessoais que, em seguida, enriqueceu as páginas do mesmo jornal em 7 de agosto .
Obrigado, antes de tudo, pela atenção com que o senhor leu a encíclica "Lumen fidei". Na verdade, a intenção do meu amado Predecessor, o Papa Bento XVI, que concebeu em grande parte o texto, e a partir do qual, com gratidão, eu herdei, é dirigida não apenas para confirmar na fé em Jesus Cristo aqueles nela já se encontram, mas também para despertar um diálogo sincero e rigoroso com aqueles que, como o senhor, se definem como "um não-crente que há muitos anos é fascinado pela pregação de Jesus de Nazaré". Por isso, penso que é muito positivo, não só para nós, individualmente, mas também para a sociedade em que vivemos, uma pausa para falar sobre algo tão importante como a fé que se refere à pregação e à figura de Jesus Cristo. Eu acho que há, em particular, duas circunstâncias que fazem com que hoje esse diálogo seja precioso e necessário.
Esse propósito do diálogo, aliás, é, como se sabe, um dos principais objetivos do Concílio Vaticano II, convocado pelo Papa João XXIII, e confirmado também pelo ministério dos Papas que, cada um com a sensibilidade própria, até agora tem andado no caminho indicado pelo Concílio.
A primeira circunstância - como você se lembra, nas páginas iniciais da Encíclica - decorre do fato de que, ao longo dos séculos da modernidade, houve um paradoxo: a fé cristã , cuja novidade e impacto sobre a vida humana, desde o início foram expressas precisamente por meio do símbolo da luz, tem sido muitas vezes rotulado como as trevas da superstição, que se opõe à luz da razão.
Assim, entre a Igreja e a cultura de inspiração cristã, por um lado, e a cultura moderna de abordagem iluminista, por outro lado, tem vivido um tempo sem comunicação. Agora chegou a hora, e o Vaticano abriu esse tempo, para um diálogo aberto e sem preconceito que venha reabrir as portas para um encontro sério e fecundo.
A segunda circunstância, para aqueles que procuram ser fiéis ao dom do seguimento de Jesus à luz da fé, deriva do fato de que este diálogo não é um acessório secundário para a existência do crente, mas sim sua expressão íntima e indispensável. Deixe-me citar uma declaração da Encíclica, muito importante na minha opinião: porque a verdade testemunhada pela fé é a do amor – está destacado – e “daqui resulta claramente que a fé não é intransigente, mas cresce na convivência que respeita o outro. O crente não é arrogante; pelo contrário, a verdade torna-o humilde, sabendo que, mais do que possuirmo-la nós, é ela que nos abraça e possui. Longe de nos endurecer, a segurança da fé põe-nos a caminho e torna possível o testemunho e o diálogo com todos" (n. 34). Este é o espírito que anima as palavras que eu lhe escrevo.
A fé, para mim, nasceu a partir do encontro com Jesus. Um encontro pessoal, que tocou meu coração e deu uma direção e um novo sentido à minha existência. Mas, ao mesmo tempo, um encontro que tornou-se possível graças a uma comunidade de fé em que eu vivia e pela qual eu encontrei o acesso à inteligência da Sagrada Escritura, a vida nova que flui como água jorrando de Jesus através dos sacramentos, a fraternidade do serviço aos pobres, a verdadeira imagem do Senhor. Sem a Igreja – acredite - eu não teria sido capaz de encontrar Jesus, embora ciente de que o dom imenso da fé é preservado nos vasos de barro frágeis de nossa humanidade. Foi precisamente a partir daqui, a partir desta experiência pessoal de fé vivida na Igreja, que eu me senti confortável em ouvir suas perguntas e a buscar, junto com o senhor, os caminhos ao longo dos quais, talvez, possamos estar um pouco juntos. Perdoe-me se eu não seguir passo a passo os argumentos propostos pelo senhor no editorial de 7 de julho. Parece-me mais proveitoso - ou pelo menos é mais agradável para mim - ir de uma certa maneira ao coração de suas considerações. Eu não vou nem seguir o modo de exposição da Encíclica, na qual o senhor vê a falta de uma seção dedicada especificamente à experiência histórica de Jesus de Nazaré.
Eu observo, para começar, que tal análise não é secundária. É, de fato, seguindo o resto da lógica que orienta o desdobramento da Encíclica, chamar a atenção para o significado do que Jesus disse e fez, e em última instância, o que Jesus foi e é para nós. As Cartas de Paulo e o Evangelho de João, aos quais se faz referência especial na Encíclica, são construídos, de fato, sobre a base sólida do ministério messiânico de Jesus de Nazaré chegando seu auge na Pascoa de morte e ressurreição. Então, eu diria que, temos de confrontar com Jesus na dureza da realidade de sua história, conforme é relatado acima de tudo, pelo mais antigo evangelho, o de Marcos. Notamos, então, que o "escândalo" que a palavra e a prática de Jesus causa em torno dele decorrem de sua extraordinária "autoridade": uma palavra presente a partir do Evangelho de Marcos, mas isso não é fácil de fazer bem em italiano.
A palavra grega é "exousia", que , literalmente, refere-se ao que "vem do ser" o que se é. Isso não é algo externo ou forçado, mas algo que emana de dentro e que se impõe. Jesus, na verdade, atinge e inova - ele mesmo diz - a partir de sua relação com Deus, familiarmente chamado de Abba, o qual lhe dá essa "autoridade" para que ele possa agir em favor dos homens. Então Jesus pregava "como quem tem autoridade", cura, chama os seus discípulos a segui-lo, perdoa... Todas estas coisas que, no Antigo Testamento, são de Deus e somente Deus. A pergunta que vem repetidamente de volta no Evangelho de Marcos: " Quem é este que ... ? ", e que se refere a identidade de Jesus, nasce da constatação de uma autoridade diferente daquela do mundo, uma autoridade que não tem a intenção de exercer poder sobre os outros, mas para servir, para dar-lhes liberdade e plenitude de vida . E isso até ponto de arriscar a própria vida, até a experiência da incompreensão, da traição, da rejeição, até ser condenado à morte, até chegar ao estado de abandono na cruz. Mas Jesus permaneceu fiel a Deus até o fim. E é precisamente então que - como o centurião romano exclama ao pé da cruz, no Evangelho de Marcos - Jesus se mostra, paradoxalmente, como o Filho de Deus! Filho de um Deus que é amor e que quer, com todo o seu coração , que o homem, cada homem, se descubra e viva também como verdadeiro filho. Isso, segundo a fé cristã, esta certificado pelo fato de que Jesus ressuscitou: não para trazer o triunfo sobre daqueles que o rejeitaram, mas para atestar que o amor de Deus é mais forte do que a morte, o perdão de Deus é mais forte de todo o pecado e que vale a pena gastar a própria vida, até o fim, para testemunhar esse imenso dom.
A fé cristã acredita que nisso: que Jesus é o Filho de Deus que veio para dar a sua vida para abrir para todos o caminho do amor. Há, portanto, razão, meu caro Dr. Scalfari , quando ele vê na encarnação do Filho de Deus, é o essencial da fé cristã. Tertuliano escreveu: "caro cardo salutis", a carne (de Cristo) é o essencial da salvação. Porque a encarnação, ou seja, o fato de que o Filho de Deus tenha vindo em nossa carne e compartilhado alegrias e dores, vitórias e derrotas de nossa existência, até o grito da cruz, experimentando tudo no amor e na fidelidade ao Abba, testemunha o incrível amor que Deus tem por cada homem e que reconhece o valor inestimável de cada um. Cada um de nós, portanto, é chamado a fazer seu o olhar e a escolha de amor de Jesus, a entrar em seu modo de ser, de pensar e de agir. Esta é a fé com todas as expressões que são descritas pontualmente na Encíclica.
No editorial de 7 de julho, o senhor me pergunta, entre outras coisas, como entender a originalidade da fé cristã, uma vez que ela se articula precisamente sobre a encarnação do Filho de Deus, em comparação com outras expressões de fé que, ao contrario, giram em torno da transcendência absoluta de Deus. A originalidade, eu diria, está no fato de que a fé nos faz uma participar, em Jesus, do relacionamento que ele tem com Deus, que é Abba, e nesta luz, do relacionamento que ele tem com todos os outros homens, incluindo os inimigos, como sinal de amor . Em outras palavras, a filiação de Jesus, como ela é apresentada para a fé cristã, não se mostrou para marcar uma separação intransponível entre Jesus e todos os outros, mas para nos dizer que, nele, todos são chamados a ser filhos do Pai e irmãos entre nós. A singularidade de Jesus é para a comunicação, e não de exclusão . Claro, segue-se também - e não é uma coisa pequena - a distinção entre a esfera religiosa e a esfera política que está manifestada no "dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César", claramente afirmada por Jesus e sobre a qual, laboriosamente, se construiu a história do Ocidente. A Igreja, de fato, é chamada a semear o fermento e o sal do Evangelho, e isto é, o amor e a misericórdia de Deus que atingem a todos os homens, apontando para a vida ultraterrena e definitiva do nosso próprio destino, enquanto a sociedade civil e política cabe a difícil tarefa de articular e incorporar na justiça e na solidariedade, na lei e na paz, uma vida cada vez mais humana. Para aqueles que vivem a fé cristã, isso não significa fuga do mundo ou busca de qualquer hegemonia, mas serviço à humanidade, para o homem todo e todos os homens, a partir da periferia da história e realizando esse serviço com o sentido da esperança que impulsiona para fazer o bem, apesar de tudo, e sempre olhando além .
O senhor me pergunta também, na conclusão de seu primeiro artigo, o que dizer aos nossos irmãos judeus sobre a promessa feita a eles por Deus: é uma promessa completamente levada ao vazio? É isso - acredite - uma questão que nos desafia radicalmente , como cristãos, porque , com a ajuda de Deus , especialmente a partir do Concílio Vaticano II , descobrimos que o povo judeu ainda é, para nós, a raiz santa da qual germinou Jesus. Eu, na amizade que tenho cultivado ao longo de todos estes anos com os nossos irmãos judeus, na Argentina, muitas vezes, eu perguntava a Deus, em oração, especialmente quando na minha mente vinha a memória da terrível experiência de Shoah . O que eu posso dizer ao senhor, com o apóstolo Paulo, é que nunca Deus diminuiu a fidelidade à sua aliança com Israel e que, através das provações terríveis destes séculos, os judeus preservaram a sua fé em Deus. E por isto, a eles, nós nunca será suficientemente gratos, como Igreja, mas também como humanidade. Eles, então, perseverando na fé no Deus da aliança, lembram a todos, inclusive os cristãos, o fato de que estamos sempre à espera, como peregrinos, do retorno do Senhor, e que, portanto, devemos estar sempre abertos a Ele e nunca parar naquilo que já conseguimos .
E assim chego às três perguntas que o senhor me coloca no artigo de 7 de agosto. Parece-me que, nas duas primeiras, o que está no seu coração é entender a atitude da Igreja para com aqueles que não compartilham da fé em Jesus. Antes de tudo, o senhor pergunta se o Deus cristão perdoa aqueles que não acreditam e não buscam a fé. Tendo em conta que - e isso é fundamental - a misericórdia de Deus não tem limites e se para Ele com um coração sincero e contrito, a questão para aqueles que não acreditam em Deus é obedecer a sua própria consciência. O pecado, também para aqueles que não têm fé, existe quando a pessoa age contra a consciência. Ouvir e obedecê-la significa, de fato, decidir em face do que é percebido como bom ou mal. E sobre esta decisão se joga a bondade ou maldade de nossas ações.
Em segundo lugar, o senhor me pergunta se o pensamento segundo o qual não existe nenhum absoluto e nem mesmo uma verdade absoluta, mas apenas uma série de verdades relativas e subjetivas, é um erro ou um pecado. Para começar, eu não falaria, nem mesmo para aqueles que acreditam, de verdade "absoluta" no sentido de que absoluto é aquilo que é desligado, aquilo que não tem qualquer relacionamento. A verdade, segundo a fé cristã, é o amor de Deus por nós em Jesus Cristo. Então, a verdade é uma relação! Tanto é assim que cada um de nós capta a verdade e a expressa a partir de si mesmo, de sua história e cultura a partir da situação em que vive , etc . Isso não quer dizer que a verdade é subjetiva e variável, longe disso. Mas isso significa que a verdade se nos apresenta sempre e somente como um caminho e uma vida. O próprio Jesus não disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"? Em outras palavras, a verdade que é, definitivamente, uma unidade com o amor, exige humildade e abertura a ser buscada, acolhida e expressa. Portanto, devemos entender bem os termos para, talvez, sair dos limites de uma contraposição... absoluta e, recolocar, com profundidade, a questão. Acho que isto é hoje uma necessidade imperiosa para se engajar em um diálogo pacífico e construtivo que eu esperava o início desta minha carta.
A última pergunta, o senhor me questiona se com o desaparecimento do homem na terra, vai desaparecer também o pensamento capaz de pensar Deus. Claro, a grandeza do homem está em ser capaz de pensar Deus, isto é, no poder de viver uma relação consciente e responsável com Ele. Mas a relação existe entre essas duas realidades. Deus - este é o meu pensamento e minha experiência, mas quantos, ontem e hoje, também pensam assim ! - não é uma ideia, ainda que elevadíssima, fruto do pensamento do homem. Deus é uma realidade com o "R" maiúsculo . Jesus nos revela - e relacionamento vivo com Ele - como um Pai de infinita bondade e misericórdia. Deus não depende, por isso, do nosso pensamento. Além disso, mesmo quando acabar a vida do homem na terra - e para a fé cristã , em qualquer caso, este mundo como nós o conhecemos está destinada ao fracasso - o homem deixara de existir e não vai acabar, em um modo que nós não sabemos, e nem mesmo o universo criado por Deus. A Escritura fala de "novos céus e nova terra" e afirma que, no final, onde e quando estão além de nós, mas para os quais, pela fé, caminhos, com desejo e esperança, Deus será "tudo em todos".
Caro Dr. Scalfari, concluo, desse modo, minhas reflexões suscitadas pelo o que o senhor queria me dizer e me perguntar. Acolhe essas reflexões como tentativa provisória de resposta, mas sinceras e confiantes, ao convite para fazer uma estrada juntos. A Igreja, acredite em mim, apesar de toda lentidão, infidelidades, erros e pecados que tenha cometido e ainda pode cometer por meio daqueles que a o compõem, não tem outro significado e outra finalidade que não seja de viver e dar testemunho de Jesus: Ele, que é foi enviado pelo Abba "para trazer boas novas aos pobres, proclamar a libertação aos cativos e dar vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor" ( Lc 4, 18-19) .
Com a proximidade fraterna,
Francesco